Como a Inteligência Artificial afeta o mercado de trabalho

setembro 09, 2021 | Shaíze Roth
Como a Inteligência Artificial afeta o mercado de trabalho
É notório a presença de tecnologias cada vez mais autônomas nos diversos ambientes de trabalho. Elas são desenvolvidas para otimizar atividades e reduzir falhas humanas, prometendo melhor custo-benefício a médio e longo prazo e muito mais.

Um exemplo dessas inovações é a Inteligência Artificial, que oferece possibilidades de melhorias e facilita o dia a dia de empresas. 

Entretanto, mesmo sendo extremamente tecnológica, é necessário pessoas com habilidades múltiplas e extremamente competentes para desenvolver esse processo de trabalho.

Até que ponto a tecnologia pode andar sozinha no dia a dia de um negócio? Ou, será que sem o manuseio das pessoas, elas podem ser eficientes e precisas em suas aplicações?

Leia mais sobre o assunto a seguir e entenda como será a relação ser humano x IA. 

O que é a Inteligência Artificial (IA)

Essa tecnologia permite que sistemas repliquem uma inteligência semelhante à humana, podendo ser programados para atividades específicas e, posteriormente tomar, decisões de forma autônoma, com base em bancos de dados complexos e munidos de grande quantidade de informações.

Embora somente agora a utilização da IA esteja sendo amplamente utilizada, já nos anos 1950 existiam estudos acadêmicos voltados aos chamados “agentes inteligentes”, prevendo essa revolução tecnológica que estamos vivendo nos dias atuais. 

Onde encontramos IA no dia a dia?

Conhece os nomes Alexa, Cortana, Siri ou a Google Assistant? 

Essas ferramentas estão presentes em smartphones, eletrodomésticos e alguns sistemas mais complexos que utilizamos em nossa rotina e, além de fornecerem informações diversas sobre quase tudo, ainda fazem brincadeiras e sarcasmos quando “falam” conosco.

No mundo corporativo, algumas atividades já são totalmente robotizadas e esta é uma tendência que vai continuar a crescer daqui pra frente. Um exemplo da presença de IA que já pode substituir praticamente todo o trabalho humano são os call centers.

O impacto da IA nos ambientes de trabalho

Caixas bancários, corretores de imóveis e outras profissões de prestação de serviços poderão ser feitas através de computadores, plataformas digitais integradas, entre outros.

Em processos mais complexos, isso também pode ocorrer. Já existem sistemas utilizados para a área da saúde, advocacia, audiovisual, comunicação, condução autônoma, enfim, diversos trabalhos estão sendo feitos através da IA.

Entretanto, essa situação gera ansiedade em relação ao futuro. Será que as tecnologias serão independentes e tomarão o nosso lugar em nossos postos de trabalho?

Existe quem afirme que a IA acabará com inúmeras profissões e pode até gerar um colapso social e grande taxa de desemprego. No entanto, há quem aposte que a presença da IA vai sim, extinguir empregos, mas em contrapartida vai criar novas ocupações que exigiram profissionais mais complexos e responsáveis.

O que esperar do futuro?

Quem construiu a Inteligência Artificial, afinal? 

Sim, fomos nós, humanos de agora, que a partir de já precisamos investir em competências que nos tornem capazes de atuar juntamente com as novas tecnologias, com grande capacidade de adaptação e abertos a novos modelos de negócios.

Nós, da Sou, somos o apoio que você precisa para encarar os desafios do futuro e temos expertise em preparar pessoas para serem brilhantes em sua área de atuação.

E então, pronto para o futuro? 

SIM! Fale conosco e saiba mais!

Inscreva-se em nossa Newsletter

Ao se inscrever em nossa newsletter você receberá um material exclusivo sobre Coaching!