Como

a ansiedade pode atrapalhar seu rendimento no trabalho

agosto 20, 2019 | Shaíze Roth
Como a ansiedade pode atrapalhar seu rendimento no trabalho
Ansiedade: algumas pessoas não sabem do que se trata e muitas outras sofrem desse mal diariamente. O fato é que isso não só é um problema de saúde como também pode atrapalhar a vida pessoal e profissional não apenas de quem sofre, mas também das pessoas que cercam aquele que é afetado. 

E você sabe o que é e por que esse transtorno faz tão mal às pessoas? A ansiedade é um termo geral para vários distúrbios que causam nervosismo, medo, apreensão e preocupação. Ela pode acontecer através das reações diárias que as pessoas passam em diversas situações de sua rotina, como falar em público, possuir expectativas para datas importantes, entrevistas de emprego, vésperas de provas, exames de saúde, etc.

Entretanto, essa mistura de sentimentos e sensações pode se tornar cada vez mais intensa e frequente, agredindo a pessoa e provocando sintomas físicos e psicológicos. Assim, as chances da ansiedade se tornar um transtorno para a vida de alguém são grandes, atrapalhando sua estabilidade emocional e até mesmo o seu rendimento no trabalho.

Ansiedade x vida profissional: como ela atrapalha sua concentração e seu rendimento?

Muitos são os sinais que nos mostram que a ansiedade está atrapalhando a concentração e o rendimento no trabalho. E nesse caso, é sempre importante estar atento aos sinais para que seja possível realizar uma reestruturação de sentimentos e não deixar que a ansiedade se intensifique e atrapalhe o seu crescimento. Confira alguns sinais:
  • Preocupação excessiva: geralmente, uma pessoa ansiosa se preocupa muito com tudo, desde problemas grandes até os mais fúteis. E se esses pensamentos estão “rondando” a sua mente por várias horas do seu dia, isso acaba impedindo você de continuar com suas atividades. 
  • Insônia: qualquer evento marcado, importante ou não, pode virar motivo de noites mal dormidas e muitos pensamentos na cabeça noite adentro.  Mas atenção: lembre-se de que uma noite mal dormida atrapalha seu rendimento no dia a dia.
  • Perfeccionismo: uma pessoa perfeccionista em tudo acaba se cobrando mais do que deveria. E quando algo não sai como ela esperava, o estresse é maior, ainda mais se essa pessoa for ansiosa. O ansioso e perfeccionista acaba sofrendo por passar tarefas às demais pessoas, pois entende que nada será “perfeito” se não for feito por ele, o que acaba atrapalhando sua relação com a equipe e também seu crescimento profissional.
  • Agitação: a ansiedade traz ações como impulso e agitação. E no trabalho isso pode ser algo difícil de lidar, principalmente em espaços onde é preciso foco e silêncio para realizar tarefas diárias.

Como conviver com a ansiedade e evitar que ela afete a sua vida profissional?

Para que todos esses problemas que a ansiedade traz não sejam um desafio para que você cresça profissionalmente, é preciso estar calmo. Lembre-se sempre de manter o controle e a calma; pratique exercícios físicos para liberar sua agitação; não preocupe-se demais com problemas pequenos e deixe de lado o perfeccionismo, pois, afinal, nada e nem ninguém é perfeito, certo? Lembre-se de prestar sempre atenção para que suas preocupações não atrapalhem seus afazeres do dia a dia e nem a sua vida pessoal.

Além disso, você também pode contar com um coaching que ajude você a focar no que realmente importa: a sua vida pessoal e profissional. O seu crescimento em ambos os casos, deixando de lado tudo que não importa e que atrapalhe você em seu rendimento no trabalho. Para isso, o Coaching Online da Sou. Por meio dele, você faz as melhores escolhas para a sua empresa e para todos os colaboradores, para que, juntos, conquistem o sucesso da empresa e também pessoal de cada um. Clique aqui e conheça mais sobre o coaching online da Sou.