Coaching

e terapia são a mesma coisa?

agosto 05, 2019 | Shaíze Roth
Coaching e terapia são a mesma coisa?
Uma pergunta vem gerando debate e sendo recorrente nos últimos meses: afinal, coaching e terapia são a mesma coisa? Para responder essa pergunta e ajudar você a decidir qual destas duas opções é a melhor para a sua vida pessoal e profissional que preparamos este texto. Confira!

Já respondendo à pergunta que guia todo o texto, a resposta é: NÃO. Coaching e terapia são processos distintos, cada um com sua própria finalidade e praticado por diferentes tipos de profissionais, já que a terapia pode ser feita apenas por graduados em psicologia. Por outro lado, o coaching pode ser realizado por uma pessoa com as mais diversas formações, incluindo a de psicólogo.

O coaching funciona como uma ferramenta mais específica para quem busca sucesso na carreira ou então quer encontrar um rumo melhor para a sua vida. E a busca por esse objetivo acontece por meio de sessões onde o coach leva o coachee rumo ao autoconhecimento por meio do reconhecimento de crenças limitantes e qualidades, além de estabelecer um planejamento de metas e objetivos. Com isso, o sucesso pessoal e profissional fica mais possível de ser realizado e o ganho por parte do cliente é valioso.

O terapeuta, por sua vez, realiza um trabalho focado no tratamento de vulnerabilidades, conflitos e situações específicas de estresse, dando um diagnóstico e ajudando o paciente a superar algum sofrimento.

Como eu encontro um bom terapeuta ou um bom coach?

Um bom terapeuta é aquele que compreende você, despertando seu sentimento de empatia. A busca por esse profissional deve passar pelo conselho de uma pessoa de confiança, já que, como foi dito, a empatia e a compreensão são as principais características que devem ser levadas em conta na hora de fazer uma boa escolha.

Em relação à escolha de um bom coach, é importante ter atenção na experiência profissional, procurando entender mais sobre os cursos que o coach ofereceu, conhecer o feedback dos coachees e analisar como esse profissional realiza o acompanhamento de seus clientes. Com todas essas situações em mente, com certeza você fará uma escolha melhor para alcançar seus objetivos e metas pessoais e profissionais, tornando sua forma de trabalho mais produtiva. 

Sabendo de tudo isso, conclui-se que, se você pretende buscar um auxílio que te dê uma ideia melhor sobre suas metas e tomadas de decisão na carreira profissional ou mesmo em seus objetivos pessoais, a melhor opção é o coaching. Isso porque se trata de um serviço oferecido por um profissional que fará um excelente trabalho no combate às suas crenças limitantes, ajudando você a sair da zona de conforto e agir para que seu crescimento seja alcançado.

E, para contar com esses benefícios, nada melhor do que um serviço coaching qualificado e preparado para ajudar você a vencer crenças limitantes e encontrar um propósito para sua carreira, não é mesmo? Clique aqui e descubra o coaching online, a ajuda que a Sou oferece sem você precisar sair do seu conforto.