Desenvolvimento

pessoal e autorresponsabilidade

julho 30, 2019 | Shaíze Roth
Desenvolvimento pessoal e autorresponsabilidade
Em muitos momentos da sua vida você já deve ouvido e refletido sobre responsabilidades, certo? O problema é que muitas vezes, quando não conseguimos dar conta de algumas atribuições, temos tendência a transferir a culpa pelos nossos erros. Pensando com calma você provavelmente vai lembrar de algum momento em que fez algo do jeito que não era esperado e colocou a culpa no tempo, no clima, nas circunstâncias e, por vezes, até em outras pessoas, certo? É por isso que hoje vamos falar sobre autorresponsabilidade e por que ela é importante para o desenvolvimento da sua vida pessoal e profissional.

Quando algo negativo acontece, é normal buscar explicações ou motivos para a nossa frustração, e geralmente a resposta nunca se volta para nós. Isso porque não somos ensinados a nos responsabilizarmos pelos nossos atos, sempre tentando explicar nossas falhas a partir de fatores externos a nós, que fogem do nosso controle. Mas a verdade é que somos totalmente responsáveis por tudo o que fazemos, e devemos desenvolver a capacidade de assumirmos que nossos erros também fazem parte de nós, e são um trajeto importante para o nosso sucesso. 

Autorresponsabilidade aplica-se também a sermos responsáveis pelo nosso sucesso, o que fazemos e buscamos para crescermos e evoluirmos. É fazer algo para mudarmos as situações com que não estamos felizes, ou que não concordamos.

Pensando em tudo isso, esse texto vem para mostrar a você algumas táticas de como lidar com a responsabilidade e práticas que podem auxiliar no seu desenvolvimento pessoal. Confira.

Avalie suas ações: no momento de entender um problema e identificar a responsabilidade por aquilo, avalie todas as decisões, atitudes e comportamentos realizados até então. Fica muito mais fácil se autorresponsabilizar quando você entende que tudo o que acontece no presente é uma consequência das suas ações no passado, conscientes ou não.

Exercite a autoconsciência: quando você toma consciência de seus atos e atitudes, também consegue controlar melhor seus impulsos e refletir antes de tomar qualquer decisão, além de ter a pró-atividade de mudar os antigos hábitos que já não funcionam. Assim, suas escolhas são mais assertivas e você também assume os riscos caso elas deem errado.

Aprenda com seus erros: além de assumir a responsabilidade dos seus erros, é importante aprender com eles. Lembra que eu disse que tudo o que somos hoje é com base em nossas falhas? Pois é. Focar nos resultados e aprender com o que já foi feito de errado é o passo mais importante para alcançar seus objetivos e começar a mudança que você quer para si.

Coaching para o desenvolvimento

Além das dicas acima, estudar sobre autorresponsabilidade pode ser útil para auxiliar, tanto no seu desenvolvimento pessoal quanto profissional. Para isso, trouxemos uma dica de leitura para você entender ainda sobre o tema e passar uma mudança agora mesmo. Confira:

Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, de Stephen Covey: dica de ouro para quem busca desenvolvimento pessoal com base na mudança de hábitos. Covey releva o resultado de pesquisas feitas em duzentos anos de publicações e elenca 7 maneiras de transformar sua vida a partir da mudança de pequenas ações. Dica de ouro para tomar o controle da sua vida e entender o valor das suas ações e as responsabilidades que elas carregam.

E lembre-se de que, apesar de livros e dicas serem fundamentais, o auxílio de um serviço de consultoria para seu desenvolvimento pessoal, inclusive no processo de autorresponsabilização, faz toda a diferença. Entre em contato com a SOU e veja tudo o que podemos oferecer para o desenvolvimento da sua vida profissional.