Assuma

as rédeas da sua vida

agosto 26, 2019 | Shaíze Roth
Assuma as rédeas da sua vida
Afinal, quem é a única pessoa responsável pelo seu sucesso? É assim que começamos o texto de hoje. E a resposta parece ser tão simples, né? Mas é que nem sempre é dessa forma que encaramos a vida. Nem sempre assumimos corretamente as rédeas da vida. Mas quase sempre andamos em linha reta. Quase sempre aceitamos o que nos é dado. Quase sempre aceitamos o nosso modelo de vida como ele é. São poucas as vezes que paramos para pensar “vou buscar meu sonho, vou conquistar minhas vontades”. E isso acontece tanto em nossa vida pessoal como em nossa vida profissional. 

O que queremos dizer é que somente você é responsável pelas suas escolhas e pelo sucesso de sua vida. E o desenvolvimento pessoal só virá quando você realmente estiver no comando da própria vida. Isso não significa que irá controlar os acontecimentos no decorrer da sua vida, mas sim que terá controle sobre sua própria percepção acerca destes acontecimentos.

Não aceite o modelo de vida que lhe é dado. Corra. Vá atrás do que você realmente busca. Não tenha medo de errar. Mas tenha coragem para encarar e alegria suficiente para comemorar seus acertos. Busque seus sonhos, acima de tudo, pessoais e profissionais. Seja você o realizador dos seus desejos. Desde o início, corra atrás, estabeleça suas próprias vontades e as conquiste. 

E o conceito da busca do sucesso na sua vida pode sim estar ligado ao fato do seu crescimento profissional. Quem está iniciando sua carreira vive buscando seu destaque no trabalho para conseguir um cargo de liderança ou ganhar a admiração dos profissionais que o cercam. Para isso, é preciso correr atrás e demonstrar capacidade e merecimento. E tudo isso tem muito a ver com empoderamento profissional, ideia que vamos explicar a seguir para você. Continua aqui!

O empoderamento profissional

A vida profissional ou carreira é um caminho que vive em constante evolução. E os sinônimos que existem dentro dessa função têm muita relação com a realidade, onde o empoderamento profissional é essencial para que essa jornada seja definida. Mas você sabe o que é empoderamento profissional? O empoderamento está relacionado com a capacidade de cada um em realizar ações para evoluir e buscar seu desenvolvimento pessoal e profissional. Essa ação estimula a liderança e a autonomia que cada funcionário pode ter e como isso pode melhorar o processo e os resultados da companhia.

E ter clareza de nossas metas como profissionais auxilia a escolher as oportunidades. Por isso, o empoderamento profissional é tão importante. É preciso ter espírito de liderança, ser independente, valorizar e buscar conhecimento, ser motivado. Assim, sendo o dono da sua carreira. Lembrando que saber se posicionar como profissional e estabelecer seus limites para seus supervisores também é importante dentro da sua vida profissional.

O empoderamento profissional também carrega consigo a responsabilidade pelas escolhas e decisões tomadas, impactando diretamente na atuação no âmbito profissional. Veja as características que um profissional empoderado possui:

Liderança: ser líder não é uma função, mas sim a forma como você encara o seu trabalho.  É possível liderar um processo, uma equipe e a você mesmo, pois liderar é uma atitude e não um cargo;
Independência: tenha seu gestor como referência, mas lembre-se de criar uma relação de independência para ser valorizado e crescer dentro de sua empresa;
Busca e valorização de conhecimento: ir atrás de novos conhecimentos e oportunidades para potencializar seu aprendizado é entender suas limitações e buscar formas de evoluir e conquistar o desenvolvimento profissional;
Motivação: contribui com o seu desenvolvimento e com as pessoas que trabalham no mesmo âmbito por meio da motivação e de metas;

Respeite seu espaço e sua evolução profissional

Busque seus sonhos, mude sua vida, siga a carreira que sempre sonhou, mas sempre respeitando o seu espaço dentro de suas capacidades e sua evolução como profissional. Dar o melhor de si, cuidar da sua reputação, aprender e capacitar-se constantemente, cultivar bons relacionamentos, conquistar soluções e deixar de lado os problemas. Tudo isso são características importantes para um bom convívio social e também para o sucesso profissional.

Entretanto, é importante que você não atropele as coisas e os processos. Siga sempre em busca de novas coisas, mas sempre respeitando seus limites e espaços. Nunca se sobrecarregue e nem viva somente para isso. O sucesso vem para aqueles que buscam seus sonhos, sim. Mas isso não precisa ser algo precipitado ou corrido. Tudo no seu tempo.

Tome atitudes que levarão sua vida para frente

Para crescer profissionalmente, é necessário preparar-se, tomando atitudes e trilhando caminhos que façam com que você evolua, levando a sua vida para frente, seja pessoal ou profissional.

Por isso, algumas atitudes como estar sempre em constante atualização e buscando conhecimento e entender que, se é impossível mudar algo externamente para se aprimorar cada vez mais e, internamente, buscar tudo que você puder fazer para concretizar um novo cenário que pode mudar seu estado emocional, crescendo também pessoalmente dentro de uma organização.

Além disso, procurar a ajuda de um coach para assumir as rédeas da sua vida em todos os âmbitos é muito importante. E a Sou ajuda você a desenvolver todos esses processos em busca de um crescimento e realização pessoal/profissional através do Coaching Online. Conheça essa novidade e comece agora a reencontrar seu rumo!