As diferentes gerações que compõe o quadro de funcionários de uma corporação

agosto 13, 2021 | Shaíze Roth
As diferentes gerações que compõe o quadro de funcionários de uma corporação
Ambientes corporativos costumam ter pessoas de todos os perfis, com diferentes habilidades e modos de pensar. Nessa pluralidade, também encontramos diferentes gerações.

Se o jovem inicia o seu futuro profissional já no ensino médio, os mais velhos, estendem a sua vida laboral, por meio de atualizações e uma nova realidade de necessidades. Isso é relevante para fortalecermos a diversidade de pensamentos e ideias, mas muitas vezes, podem surgir conflitos de gerações que sempre são um grande desafio para os gestores. Afinal de contas, os comportamentos tendem a ser diferentes.

No artigo a seguir, trouxemos sugestões de maneiras de lidar com a questão de forma leve, onde todos se sintam parte do processo e percebam a sua importância. Acompanhe!

Veteranos, baby boomers, gerações x, y e z – dos nascidos em meados dos anos 50, aos nascidos a partir de 2001, não é difícil ou impossível encontrar um representante de cada geração em uma mesma empresa.

E não é de se estranhar, essa grande diferença de idade entre colaboradores, eventualmente pode ser desafiadora para os gestores. No entanto, esse intervalo de tempo é uma tendência e é preciso saber como acolher a todos, para obter bons resultados.

Confira dicas para lidar com o conflito de gerações

Livre-se de estereótipos

Sim, os veteranos e os millenials são muito diferentes. Por isso, gestores e líderes  devem entender as particularidades de cada geração,devem tratar todos igualmente, valorizando os pontos fortes de cada um, incentivando uma comunicação humana e cooperativa, para uma convivência agradável e produtiva.

Expectativas de trabalho devem ser claras

Com perspectivas diferentes, todos os colaboradores devem ter entendimento do que a empresa espera deles e, embora possam realizar as suas tarefas de formas diferentes, devem se manter sempre alinhados com as expectativas da organização. Assim, cada um pode cumprir o seu trabalho de maneira adequada.

Comunique as mudanças de processos para todos

Novos projetos sempre surgirão e podem mudar o andamento de alguns processos da empresa. Por isso, é importante comunicar mudanças de forma que fique claro para todos e ter certeza de que os colaboradores entenderam. Alinhe as informações e repita o que for preciso.

Conheça as particularidades das gerações

Com tantas mudanças tecnológicas, é preciso saber que funcionários que estão há mais tempo no mercado de trabalho talvez tenham mais resistência às novidades. Assim, um funcionário mais jovem pode criar resistência com um mais velho. Forneça treinamentos que atendam os dois extremos.

Leve os colaboradores a lugares em comum

É importante que os gestores saibam criar situações onde todos se sintam confortáveis e aptos, identificando semelhanças, promovendo entrosamento e valorizando a todos. Práticas assim promovem ambientes mais agradáveis.

Existem diversas formas de aproximar gerações no ambiente de trabalho, onde todos se sintam úteis e aptos a desenvolver as atividades propostas pela empresa.

A forma como essa união de todos ocorrerá está ligada a habilidade dos gestores em contribuir com o processo de trabalho e interação.

Lembre-se sempre que, não é somente o fator idade que pode gerar conflitos e esteja preparado para lidar com divergências, extraindo o melhor de cada ser humano.

Conte conosco

 A nossa consultoria especializada ajuda nessas questões e muitas outras, para que você atinja resultados cada vez melhores.
Em nossa página no Instagram, sempre trazemos diversas dicas de desenvolvimento e aprimoramento de habilidades pessoais e corporativas.

Acompanha, curte e comenta todos os assuntos que considerar relevantes para a sua vida, carreira ou empresa. Vem conferir nosso Instagram.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Ao se inscrever em nossa newsletter você receberá um material exclusivo sobre Coaching!