Aprenda a dizer não

setembro 14, 2020 | Saber dizer “não” é uma tarefa praticamente impossível para algumas pessoas, mas isso não é saudável em diversos aspectos.
Aprenda a dizer não
Saber dizer “não” é uma tarefa praticamente impossível para algumas pessoas, mas isso não é saudável em diversos aspectos, gerando sentimentos para a pessoa que não consegue colocar o não em prática, e isso acaba sendo um reflexo da dificuldade que tanta gente tem de se posicionar diante dos outros. Mas aprender a dizer não, é fundamental não só para você se sentir melhor consigo mesma, mas, também, para tornar seu cotidiano mais produtivo para as coisas que, de fato, são importantes para você, consequentemente, obtendo sucesso pessoal e profissional.

Direcionando o contexto para o âmbito de trabalho, é muito comum ver pessoas sendo demandadas por outras o tempo todo. Porém, essa não é necessariamente uma dinâmica normal, mas um círculo vicioso em que alguém se aproveita de um colega porque ele simplesmente não sabe dizer não.

Um caso bem comum em diversas organizações, é que pessoas consideradas “boazinhas” vivem um grande dilema: elas falam “sim” o tempo todo e são queridas pela equipe, porém, muitas vezes, são usadas como escada pelos outros. Mesmo entregando o que se propõem a realizar, elas ficam para trás e dificilmente crescem na empresa, porque, frequentemente, deixam de dar importância às suas próprias prioridades.

Como dar o primeiro passo em direção ao NÃO?

Bom, a atitude em si não pode ser usada para julgar alguém e achar que, por ter dito não, a pessoa não é empática ou não sabe trabalhar de forma gentil. O acúmulo de demanda é supernormal no dia a dia de uma empresa, o que acaba, por vezes, fazendo com que o colaborador fique sobrecarregado de tarefas importantes e com prazos cada vez menores. Contudo, saber dizer não é muito mais do que isso: é saber até onde podemos “abraçar a causa” dos outros, pois é comum as pessoas tenderem a querer ajudar todos ao seu redor e esquecer que nem tudo está ao alcance da mesma, e aí entra o poder do não na hora certa.

Isso não te faz ser melhor ou pior que alguém, é, simplesmente, uma atitude correta a ser tomada, quando o nível de demanda, favores e pedidos são excessivos. Algumas dicas a seguir irão abordar melhor algumas situações em que você pode e deve praticar o não. Acompanhe!
 
  • Isso não diz respeito à sua empatia

Saiba dividir amizades e trabalho. Se você, por algum motivo, disse não a alguém, não se sinta culpada, pois você sabe muito bem os motivos por trás dele. Ao passo que, se alguém lhe disse não, a dinâmica é exatamente a mesma. Então releve, ajude, se puder, mas lembre-se de não se sobrecarregar a ponto de deixar seus propósitos de lado.
 
  • “Não posso ajudar agora, mas você já pensou nisso?”

Seja transparente ao se comunicar. Uma forma de se libertar dessa situação é dizer que você não vai poder fazer o que a pessoa está pedindo, mas apresentar à ela alguns caminhos possíveis para a resolução do problema apresentado. Você pode ilustrar maneiras para que ela consiga o que está pedindo, propondo soluções de como agir.
De acordo com a demanda e com o seu conhecimento, você pode oferecer um feedback, citar fontes de pesquisa ou processos para se livrar daquela tarefa que não é originalmente sua. Outro modo muito eficaz de sair dessa situação é indicar outra pessoa para ajudá-la e já colocá-las em contato, por exemplo.
 
  • Você deve ser sua prioridade

Nesse processo de mudança, você precisa entender que a primeira pessoa da sua lista de prioridades tem que ser sempre você. É evidente que se for para resolver uma crise inesperada ou para fazer algo que vá gerar impacto na vida do outro você deve ajudar sem pensar duas vezes.

Mas se você disser “sim” o tempo inteiro e para todos, continuará alimentando o vício de pessoas que, ao se verem diante de um problema, livram-se dele, entregando para você resolver.

Isso quer dizer que você está resolvendo os problemas dos outros e criando um problema para você, deixando de resolver suas pendências. Afinal, você vai ficar com acúmulo de trabalho não por buscar os seus objetivos, mas sim para que os outros cheguem mais perto dos objetivos deles.

Aprenda a dizer não para os problemas alheios e sim para você!
Acesse o site da Sou para saber muito mais! Clique aqui.

 

Inscreva-se em nossa Newsletter

Ao se inscrever em nossa newsletter você receberá um material exclusivo sobre Coaching!