Por

que investir em Avaliação de Perfil e Mapeamento de Competências?

novembro 26, 2018 | Shaíze Roth
Por que investir em Avaliação de Perfil e Mapeamento de Competências?
Alguns dos grandes desafios das organizações gira em torno de pessoas. Desafios como: Liderar e engajar pessoas a partir de suas particularidades, identificar potenciais de desenvolvimento, gerenciar gap de competências e a partir disso construir um ambiente onde as melhores pessoas trabalhem em conjunto em prol de um objetivo comum.
Identificar competências e como usá-las em favor do desenvolvimento do seu negócio é fundamental para crescer. Uma vez que, isso pode auxiliar as organizações e suas lideranças a compreender os principais pontos e potenciais de desenvolvimento dos colaboradores e também das áreas. Além disso, a avaliação de perfil pode ajudar no processo de seleção a compreender como está o candidato em relação às competências relevantes para as necessidades da área.

Outro ponto comum é que as pessoas em geral não tem clareza sobre os seus pontos de desenvolvimento que precisam de atenção e que impactam o seu desempenho, com um feedback estruturado baseado em assessments de perfil e competências se torna mais fácil a criação de um plano de desenvolvimento individual assertivo. Hoje, mais do que nunca as pessoas querem se desenvolver e crescer tanto pessoalmente como profissionalmente nos ambientes de trabalho, as organizações podem facilitar e estimular esse processo.

CONHEÇA O APP ASSESSMENT: 
Na Sou utilizamos a Avaliação de Potencial e Perfil (APP®), um assessment desenvolvido e adaptado à realidade brasileira pela Dra. Maria Lúcia Rodrigues Corrêa com o intuito de ajudar os líderes a entenderem os perfis dos profissionais que compõem o quadro de funcionários das organizações, que proporciona informação rápida e confiável sobre vinte dimensões do comportamento relacionadas ao desempenho no trabalho.
Durante o assessment avaliamos 20 competências divididas em dois fatores: Fatores Profissionais como: Capacidade de planejamento e organização, liderança, comunicação, delegação, tomada de decisão, gestão do tempo e volumes de trabalho, e Pessoais como: Capacidade de trabalhar com imprevistos, gestão de mudanças, relacionamento com superiores e colegas, gestão de conflitos e controle das emoções. Além de apontar o estilo de liderança do profissional.

Essa avaliação permite compreender de forma objetiva os pontos que precisam de atenção para desenvolvimento e também as principais potencialidades do profissional.
Quer conhecer mais sobre o perfil e competências da sua equipe? Entre em contato conosco!

Shaíze Maldonado Roth - Psicóloga Organizacional e Master Coach
Fundadora da Sou - Coaching e Consultoria, bacharel em Psicologia pelo Centro Universitário FSG, Master Coach e Mentora pelo Instituto Holos, Personal, Professional e Leader Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e Pós graduada no MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores pela FGV. Atua com coaching, desenvolvimento de equipes, lideranças e empreendedores.