A ansiedade em um cenário de pandemia

julho 01, 2020 | Informações, notificações, lembretes, reuniões. A todo momento uma gama gigante de coisas chegam até nós, ocupam nossa cabeça e nos atingem de diversas formas.
A ansiedade em um cenário de pandemia
É visível que o momento atual, pelo qual estamos passando, seja de muita cautela, tanto para lidar com assuntos profissionais, quanto pessoais. Nossa mente tem bastante tendência a seguir uma rotina diária, e quando isso é “quebrado” muitos dos nossos planejamentos têm de ser modificados para que consigamos cumprir, da melhor forma, todos os objetivos. Encarar uma pandemia é algo totalmente fora de nosso habitual, ninguém está preparado ou possui um manual de como lidar com isso. São situações como essa que nos exigem um maior preparo ao trabalharmos com a nossa mente e nosso corpo.
Informações, notificações, lembretes, reuniões. A todo momento uma gama gigante de coisas chegam até nós, ocupam nossa cabeça e nos atingem de diversas formas. Por isso, é essencial que tenhamos um “filtro” ao consumirmos qualquer tipo de conteúdo, para que possamos absorver o que é bom e de nosso interesse, e deixar de lado o que não nos agrega.
 
TREINE SEU AUTOCONTROLE
Primeiramente, devemos ter consciência de que essa situação pela qual estamos passando é algo que foge do nosso controle e, por isso, devemos fazer o seguinte questionamento: tenho como mudar o cenário atual? Se a resposta for sim, pensar em maneiras de como fazer isso de forma saudável. E se a resposta for não, o melhor a se fazer é esperar as coisas voltarem ao normal, sabendo que não está ao nosso alcance. Portanto, aceitar o momento, respirar fundo e buscar exercer o autocontrole.
 
Tendo isso em mente, leve em consideração suas emoções, busque entender, de forma empática, cada uma delas e também suas causas, pois termos empatia e autocontrole com nós mesmos é o primeiro passo para que possamos exercer isso também com as outras pessoas.
 
TUDO TEM SEU PRÓPRIO TEMPO. NÃO SE COBRE TANTO!
Traçar metas e objetivos é extremamente importante para que saibamos onde queremos chegar, pois sem isso acabamos sendo apenas seres à deriva, condicionados a objetivos de terceiros. Mas também é importante termos a consciência de que tudo tem seu próprio tempo de amadurecimento, por isso, seja flexível ao entender e aceitar que os processos acontecem no tempo que devem acontecer.
 
ADAPTE-SE ÀS MUDANÇAS
Esteja apto a encarar os obstáculos com resiliência e com a consciência de que, quanto mais postergamos algo, maior e mais dificultoso se torna depois. Ou seja, resolva as coisas de forma aberta e procure se adaptar às mudanças, pois só lidando com as adversidades que nos são impostas é que seremos capazes de enfrentá-las.
 
BUSQUE PRÁTICAS QUE ALIVIEM A ANSIEDADE
Algumas práticas e exercícios ajudam, e muito, a lidar com crises de ansiedade: praticar yoga, meditação ou algum esporte, ler um livro, organizar as roupas, cozinhar. Fazer algo que gosta é extremamente importante para depositar as energias em coisas que nos trazem prazer e sensação de bem-estar e, consequentemente, aliviam o estresse e a ansiedade.
 
Tendo isso em mente, saiba que para tudo há uma solução e, se não tem, é porque está fora do nosso alcance. Procure manter bons hábitos, tanto profissionalmente, quanto em seus relacionamento pessoais e não esqueça que você também precisa de cuidado: não se deixe de lado. Cuide de si e das pessoas ao seu redor, isso só lhe trará benefícios.

Preparamos um mini e-book com alguns sintomas e formas de aliviar a ansiedade. Você entenderá mais sobre: o que é ansiedade, sintomas e como lidar sentimento cada vez mais presente no nosso dia-a-dia. Também encontrará práticas para gerenciar esse sentimento. Acesse aqui!

Inscreva-se em nossa Newsletter

Ao se inscrever em nossa newsletter você receberá um material exclusivo sobre Coaching!