A

mulher e seu espaço no mercado de trabalho

maio 10, 2019 | Shaíze Roth
A mulher e seu espaço no mercado de trabalho
“As mulheres vão dominar o mundo”. Você com certeza já deve ter ouvido essa frase por aí, né? E não é por menos, afinal, elas podem ser milhares em uma só. Personalidade, estilo, força, competência, boa observação e empatia: características e qualidades que demonstram seus valores e destacam a presença que a mulher tem hoje no mundo, seja no mercado de trabalho, como líder, ou em casa, como mãe, esposa, filha, irmã, sobrinha ou tia. Ou seja: elas são verdadeiros exemplos para qualquer um seguir e se espelhar.
 
Todos esses atributos nos mostram que elas podem trazer cada vez mais efetividade no mercado de trabalho. Por mais que os números onde mostram as mulheres como líderes ou mesmo empregadas em cargos superiores que aos homens no mercado não sejam tão positivos, e que ainda tenhamos que lutar muito por uma sociedade mais igualitária, onde a voz da mulher seja tão respeitada quanto a de um homem, a constante evolução de tudo é muito notável. Até porque é fácil perceber o quanto as mulheres agregam às organizações ao ocupar esses cargos.
 
E mais: pouco a pouco as mulheres estão ampliando seu espaço no mercado, mostrando que, mesmo que lento, o crescimento é constante e positivo. Sabe por quê? Segundo especialistas, as mulheres têm tudo para se tornarem as grandes líderes deste milênio. É inevitável, né? Além de buscar a igualdade, que é merecida e deveria ser obrigatória, a mulher demonstra, cada vez mais, sua responsabilidade, habilidade, dedicação e competência para exercer qualquer que seja sua profissão, destacando que seu espírito empreendedor pode e é tão competente quanto de qualquer outra pessoa do sexo oposto.
 
A mulher multitarefas
 
Ah, depois de citar todas as qualidades e super atributos que as mulheres possuem, ainda tem muito mais para destacar. Uma característica extremamente importante e que a gente pode dizer que sim, é a especialidade delas: ser multitarefas. Quem aí conhece uma assim? Provavelmente todas as mulheres do mundo são. Um número peculiar sobre essa “outra jornada” que a mulher exerce, que seriam os afazeres domésticos, ocorre em quase 90% dos casos.
 
Família, casa, supermercado, academia, salão de beleza, e muito mais. E ainda tem o trabalho, que ocupa muitas horas do dia. As mulheres entendem bem como é ser multitarefas e cumprir com excelência mais uma jornada fora do trabalho. Apesar das mudanças na sociedade, as mulheres ainda são mais sobrecarregadas e desempenham mais tarefas ao mesmo tempo, se comparadas aos homens, quando se trata de trabalho em casa. A situação foi identificada por um estudo da Bar-Ilan University, em Israel, em parceria com a Michigan State University, nos Estados Unidos.

Como se colocar no mercado
 
Não é de hoje que as mulheres sofrem com machismo dentro das organizações. Fatos como relacionar o bom desempenho a algum envolvimento com um superior, ver uma boa sugestão ser ignorada, sofrer interrupções bruscas e ser impedida de falar durante um debate com um colega do sexo masculino em uma mesa de reunião, já devem ter acontecido bem próximo a você, não é mesmo? Há muito caminho a ser percorrido para que o machismo no trabalho seja dissolvido por completo. E para que esse objetivo seja atingido, é necessário que as mulheres se posicionem, sejam assertivas diante de situações desafiadoras, que haja apoio mútuo entre as mulheres e que elas busquem fortalecer e dar suporte aquelas que estão ao nosso lado, para que assim ocorra a construção de uma sociedade igualitária.
 
E um profissional de coaching, especializado no desenvolvimento e organizações, pode ser o auxílio necessário para isso. A ajuda se torna importante para a busca de maior conhecimento e entendimento sobre a sociedade, sobre o mercado de trabalho e sobre si mesma. Afinal, chegamos até aqui, e podemos ir muito mais longe!
 
Se você quer entender mais sobre o espaço das mulheres no mercado de trabalho e conquistar um cenário cada vez mais positivo, clique aqui e conheça nosso serviço de coaching.