A

importância da gestão de mudança

julho 26, 2019 | Shaíze Roth
A importância da gestão de mudança
Em uma realidade que as empresas buscam ser cada vez mais competitivas, inovadoras e dinâmicas, reinventar-se é muitas vezes um desafio. Na busca por soluções que façam mais sentido e estejam de acordo com os objetivos de uma organização, principalmente quando falamos em manter equipes engajadas, a alternativa conhecida como gestão de mudança vem ganhando cada vez mais espaço e reconhecimento.

Gestão de mudança é todo movimento que uma empresa ou uma pessoa faz para sair de seu estado atual em direção a um novo objetivo, seja ele em curto ou longo prazo. Isso pode ser feito na mudança de processos, no treinamento das pessoas envolvidas, ao aderir novos comportamentos e estruturas, ou até mesmo com uma mudança total de cultura dentro da empresa

Entre os exemplos de gestão de mudança, estão a implementação de sistemas, fusões, inovação de processos, reposicionamento de marca ou cultura, inclusão e diversidade organizacional, redução de custos, abertura de filiais, entre outros. Nesse texto, você vai entender um pouco mais sobre a importância dessas práticas, quem é responsável por elas dentro de uma organização, alguns passos e dicas de como realizá-las e de que forma é possível medir seus resultados em relação à equipe. Confira a seguir.

A importância de um líder para a mudança

Por mais que um processo de transformação envolva toda a empresa, para que ele ocorra é preciso uma figura central que o encabece. Afinal, não faz sentido querer funcionários e equipes mobilizadas por um objetivo sem uma referência e alguém que acredite no projeto, não é mesmo? Eu já falei aqui no blog sobre a importância de uma liderança dentro de uma organização, e na gestão de mudança isso não é diferente. 

Por isso, o líder, juntamente com suas equipes de recursos humanos e comunicação, deve ser a figura central nesse processo. Afinal, é ele que terá em mente a visão que a empresa precisa alcançar e os passos a serem seguidos em busca desse objetivo, e é também por ele que os colaboradores irão buscar no momento de dúvidas, frustrações ou incertezas. Por isso, é essencial ter em mente que o líder precisa, antes de qualquer coisa, ser o exemplo da mudança.

O processo da gestão de mudança

Para que as mudanças ocorram da melhor forma, é importante ter em mente que alguns processos são necessários. A seguir, trago três dos pilares para uma transformação total e correta de qualquer aspecto de uma empresa:

- Comunicação: como dito antes, o setor de comunicação deve ser parte obrigatória desse processo, uma vez que é ele que vai dar visibilidade e voz para as mudanças dentro da empresa, além de fazer a ponte entre a visão do líder e as expectativas da equipe. Assim, todos ficam informados sobre o que irá mudar e também podem entender melhor de que forma isso influencia o trabalho e a rotina de cada um dentro do fluxo organizacional. 

- Alinhamento: para que qualquer objetivo seja alcançado, é importante que ele esteja alinhado em todos os setores da empresa, certo? Quando expliquei aqui no blog sobre a importância da assertividade, falei sobre a necessidade cada vez maior nas empresas de uma linguagem clara, sincera e objetiva, diminuindo qualquer ruído de expectativas entre líder e equipe. Pois bem, isso se aplica aqui: não existe gestão de mudança quando todas as pessoas envolvidas não estão com o pensamento e o propósito alinhado. É isso que vai, no fim, medir o comprometimento de cada um e fazer o processo todo ter sucesso. Faz sentido?

- Capacitação: por último, e não menos importante, é preciso treinar e capacitar a equipe para os próximos passos. Afinal, novos processos podem trazer novas dúvidas, novos desafios e novos obstáculos, e é crucial estar atento às necessidades de cada pessoa da empresa, para que todos sintam-se parte da mudança e cresçam junto com ela, certo?

Medindo resultados

Mais do que realizar mudanças, é preciso medir os resultados. E não tem jeito, isso se faz a partir do acompanhamento. Avaliações constantes e abertura para feedbacks da equipe são essenciais para a eficácia da gestão de mudança. Só assim o objetivo pode ser realmente alcançado em conjunto, e transformar-se no melhor para a empresa e para a equipe a longo prazo.

Para a gestão de mudança dar certo, o serviço de consultoria da SOU pode ser uma ótima ferramenta. Entre em contato conosco clicando aqui e veja mais sobre o que podemos oferecer você ou sua empresa.