6 dicas de como tomar decisões difíceis

fevereiro 16, 2021 | Shaíze Roth
6 dicas de como tomar decisões difíceis
Decidir algo que pode causar grandes mudanças em nossas vidas e das pessoas que nos cercam é um grande desafio. Para tomar decisões corretas, precisamos exercer o autoconhecimento e a racionalidade.
Não ser objetivo nesta jornada acaba gerando ansiedade, perda de tempo e, eventualmente, frustração. Por isso, algumas estratégias podem auxiliar no processo decisório. Escolhemos 6 dicas que podem ser de grande ajuda. Confira:

        
        1. Avalie as suas opções
Se você precisa decidir algo, isto significa que você tem opções. Com tranquilidade e clareza, avalie as possibilidades. Não se precipite com sim ou não, mas elenque aspectos positivos e negativos dos caminhos que você pode optar e veja qual conduzirá você a melhores resultados.


        2. Quais são os seus valores?
Decisões, muitas vezes, não impactam somente na sua vida, mas podem mudar a sua rotina de estudos, lazer com a família e outras atividades. Então, avalie o que você prioriza no momento e entenda que são necessárias algumas mudanças para atingir objetivos. Vale a pena? Se sim, vá em frente.


        3. Olhe para o futuro
Ao tomar uma decisão difícil, é preciso se desprender de experiências passadas e olhar para o futuro. Você está prestes a fazer uma nova escolha, então, livre-se de preconceitos e identifique o que virá de bom a partir de sua decisão. Identifique o que é importante em sua vida e o que pode ser descartado. Agora pense novamente sobre a sua escolha.


        4. Converse sobre o assunto

Para tomar decisões difíceis, verbalizar pode ajudar muito. Converse com pessoas que sirvam de ouvintes e tenham opiniões complementares, mas fale com aquelas que você tenha um bom relacionamento e já passaram por situações parecidas. E lembre-se: no fim das contas, a decisão e as consequências são de sua responsabilidade.


        5. Reflita muito
As decisões que tomamos são resultados de nossas vivências, crenças e as construções que fazemos ao longo da vida. Por isso, reserve um momento todos os dias para pensar sobre a decisão que você tem a tomar. Recolha informações, opiniões, projete a sua escolha no futuro. Desta forma, a sua escolha se tornará cada vez mais consciente.


        6. Estabeleça um prazo
Tomar decisões difíceis exige um pouco de tempo. Algumas exigirão um posicionamento em questão de poucas horas, outras poderão ser analisadas ao longo de semanas para enfim chegar a uma conclusão. Nem sempre ter muito tempo significa decidir melhor, mas saber o tempo que se tem e estabelecer um prazo pra si mesmo costuma funcionar para a tomada de decisões mais assertivas.


Gostou destas dicas? Desejamos que elas sejam fáceis de lembrar em suas jornadas, auxiliando-o a otimizar o raciocínio e chegar a uma decisão acertada.
Para receber conteúdos e dicas exclusivos da Sou, inscreva-se em nossa newsletter. Esta decisão não é difícil, basta preencher o formulário abaixo.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Ao se inscrever em nossa newsletter você receberá um material exclusivo sobre Coaching!