5 dicas da Sou para conduzir conversas difíceis

junho 21, 2021 | Shaíze Roth
5 dicas da Sou para conduzir conversas difíceis
Os seres humanos têm a grande habilidade de se comunicar de diversas formas racionais, sendo a principal delas, verbalmente.

Conversas permitem trocar ideias sobre assuntos diversos, de forma bilateral e construtiva, buscando encontrar um senso comum entre as pessoas, em todos os aspectos da vida.

Acontece que, eventualmente, as conversas têm uma narrativa difícil, seja na vida pessoal, ou profissional. Alguns assuntos podem ser mais delicados e gerar desconforto, principalmente quando as opiniões são conflitantes.

Dar início a uma conversa que você previamente tem ideia de que será difícil (um feedback, reportar um erro e etc.), pode ser um grande desafio. Por isso, trouxemos algumas dicas para que você saiba lidar melhor com a questão.

Siga a leitura e descubra quais são!

Dica 1
Use o padrão de comportamento A, B, C

Essa é uma fórmula que visa proteger a conversa de armadilhas acusatórias ou ditatoriais, ou seja, a conversa não partirá de conclusões.

Com ela, a conversa é conduzida de forma respeitosa, dando espaço ao outro de expor seu ponto de vista. Veja como:
A - Comunique a descrição fática do que aconteceu: “eu vi que você fez isso”, “eu ouvi aquilo” ou “alguém me disse que tal coisa aconteceu”.
B - Descreva ao outro o impacto que esse fato gerou em você: “você fez A e eu me senti desrespeitado” ou “você não entregou o que eu pedi e fiquei com a impressão de que você não honrou o que havíamos combinado”.
C - Demande a posição do outro de forma interrogativa: “podemos conversar sobre esse assunto?”, “você pode me explicar o que aconteceu?”, “você tem algo a dizer sobre isso?”.

Dica 2
Gerencie suas emoções

Lembre-se que o foco da conversa é o outro e se afaste do seu lado emocional. A conversa deve ser bilateral e você deve ser empático e buscar entender os fatos que levaram até esse momento.

Dica 3
Estabeleça os objetivos da conversa

Ao planejar essa conversa é preciso saber o que você busca obter dela, ou seja: o que você quer alcançar? Como atingir um resultado bem-sucedido?

Dica 4
Estabeleça uma parceria

Enquanto líder, é preciso conhecer a sua equipe e saber de cada um quais são os seus objetivos e sonhos. Dessa forma, você pode estabelecer uma parceria para encontrar soluções e assim, obter sucesso, crescimento e reduzir falhas.

Mesmo em uma conversa difícil, você pode deixar claro que quer investir no sucesso de seu colaborador, se concordarem com uma boa parceria.

Dica 5
Seja consistente com a equipe

Estabeleça os mesmos padrões de exigências para todos os colaboradores e mantenha-se firme em suas decisões de forma igual para todos. Transmita aquilo que é preciso com a mesma postura para cada um de seus colaboradores.

Conte com a Sou

Nós, da Sou, sabemos que são inúmeros os desafios encontrados quando é necessário adotar uma postura firme para conversar com os colaboradores de uma equipe e por isso, adotamos como missão, auxiliar pessoas a se desenvolverem em suas carreiras.

Se você considera que é importante encontrar apoio e informação para alcançar seus objetivos com mais assertividade, nós podemos lhe ajudar.

Acesse nosso site e descubra como. Que tal?

Inscreva-se em nossa Newsletter

Ao se inscrever em nossa newsletter você receberá um material exclusivo sobre Coaching!