10

hábitos que vão melhorar consideravelmente sua vida

dezembro 15, 2016 | Shaíze Maldonado Roth
10 hábitos que vão melhorar consideravelmente sua vida
Na fábula de Hans Christian Andersen - Os Sapatos Vermelhos, uma jovem quer muito um par de lindos sapatos vermelhos. Ela convence uma mulher cega, que se importa muito com ela, a comprar-lhe um par. O amor pelos sapatos vermelhos faz com que eles sejam prioridade em relação a outras coisas mais importantes na sua vida , e, como frequentemente acontece em fabúlas, karma não está do lado dela. Os sapatos então, ficam presos nos seus pés, forçando-a a dançar sem parar, ao ponto que ela quase morre de de exaustão e fome. Nós podemos rir da tolice da jovem, mas na vida real, nós frequentemente fazemos a mesma coisa - perseguimos algo que achamos que vai nos fazer feliz e não percebemos que estamos percorrendo um perigoso caminho. 
Um estudo descobriu que pessoas que tem uma ótima satisfação no trabalho não são aquelas nos grandes e luxuosos escritórios;  eles são aqueles que entendem seu trabalho como um chamado.
Outro estudo diz que simplesmente por ver alguns logos de fast-food isso as deixa impaciente. E isso não acontece porque há alguma característica intrínseca na comida que faz as pessoas ficarem impacientes; são os hábitos que vem associados com o fast food, como sempre estar na corrida nunca diminuindo o ritmo o suficiente para aproveitar uma refeição saudável. Nós temos que ter muito cuidado quando escolhemos nossa busca, porque nossos hábitos fazem quem somos. Cultivar hábitos que seguem vão colocá-lo na direção certa. Eles vão ajudar você a levar uma vida mais significativa e realizada e você cultivará o melhor dentro de si mesmo.
 
1) Fique longe de pessoas que corroem sua qualidade de vida
 
Se ficamos impacientes só de ver um logo de fast-food, pense quanto impacto uma pessoa tóxica pode ter na sua vida. Eles podem estar infelizes em relação a sua decisão de ficar longe deles, e ainda podem dizer bem enfaticamente como eles estão infelizes com isso, mas evitar anos de influencia negativa dessas pessoas não vale a pena?  Sempre haverá alguém que é "tóxico" perto de você que tentarão ficar ali, incomodando você. Cada vez que você se perceber pensando em um colega de trabalho ou uma pessoa que faz o seu sangue ferver, pense em quanto você é grato por ter uma outra pessoa na sua vida. Tem muitas pessoas por aí que merecem nossa atenção, e a última coisa que você quer é ficar ocupando sua mente com pessoas que não importam.
 
2) Sem celular, tablet ou computadores na cama
 
Essa é uma grande dica, grande parte das pessoas nem percebem como isso influencia no seu sono e na sua produtividade.
A "Short-wavelength blue light" impacta consideravelmente no seu humor, nível de energia e qualidade de sono. A luz do sol contem grandes concentrações de luz azul. Quando os seus olhos são expostos a ela diretamente, isso diminui a produção do hormônio que induz o sono, a melatonina e faz com que você fique alerta. No fim da tarde, quando os raios de sol perdem a sua luz azul, isso permite que o seu corpo produza melatonina e faz com que você comece a ficar com sono. A noite o seu cérebro espera que você não tenha mais contato com a luz azul e se torna sensível a ela. A maior parte dos nossos aparelhos favoritos - notebooks, tablets e celulares - emitem "short-wavelenght blue light" diretamente no seu rosto. Essa exposição faz com que a produção de melatonina diminua dificultando que você durma e também impacta na qualidade do seu sono. Como todos nós já experienciamos noites mal dormidas tem efeitos desastrosos. O melhor que você pode fazer é evitar esses aparelhos após o jantar. 
 
3) Aprecie o aqui e o agora
 
Gratidão é fundamental para alcançar a paz e a felicidade - não a riqueza, glamour, aventura e carros. Simplesmente aprecie o que você tem. Só por que você não pode bancar um espumante caro e caviar não quer dizer que você nunca vai aproveitar uma refeição. Cachorro quente e cerveja com os seus amigos é tão bom quanto. Então, não se engane pensando que você precisa de algo que você, atualmente, não tem para ser feliz. A verdade é, se você não consegue apreciar o que você tem agora, você não vai conseguir apreciar a vida que você idealiza se você alcançá-la.
 
4) Perceba que as coisas nem sempre são o que você interpreta delas
 
Isso também é relacionado a apreciar o aqui e o agora. Aquela pessoa que você inveja porque ela parece ter a vida perfeita pode estar lidando com uma série de problemas. Aquela "perfeição" pode ser uma miragem. A decisão do seu gestor em mover o escritório pode deixar você aborrecido quando você recebe a informação, mas isso pode acabar sendo uma das melhores coisas que acontecerão com você. Se você não é onisciente e nem adivinho, esteja aberto a novas possibilidades que a vida pode te oferecer, porque, nem sempre, o que você acha que é, é o que você recebe.
 
5) Comece, mesmo que você possa falhar
 
A maior parte dos escritores passam horas fazendo um brainstorming dos seus personagens e histórias, e eles até escrevem uma página atrás da outra que eles sabem que nunca vão incluir em seus livros. Eles fazem isso porque sabem que ideias precisam de tempo para se desenvolver. Nós temos a tendencia de congelar quando é hora de começar algo porque sabemos que nossas ideias não são perfeitas e que o que nós podemos produzir pode não ser tão bom.
Mas como nós vamos produzir algo incrível se não começarmos com umas ideias que podem levar um tempo para se desenvolver? O autor Jodi Picoult resumiu como evitar o perfeccionismo perfeitamente: "Você pode editar uma pagina, mas não pode editar uma página em branco".
 
6) Organize-se
 
As pessoas fazem piada sobre ideias estarem escassas, mas eu realmente acho que o único recurso escasso é tempo livre. Você conhece alguém com tempo livre? Ainda assim, nós desperdiçamos mais tempo não nos organizando. Nós tocamos as coisas duas ou três vezes antes de fazermos algo com elas (um exemplo disso é pegar a correspondência e deixá-la na mesa e depois na hora do jantar, pegá-la de novo e movê-la para outro lugar) e aí você passa mais tempo tentando achar onde você "guardou". Tenha um lugar com todas aquelas coisas que você precisa resolver assim que você tiver alguns minutos.
 
7) Comece uma coleção de coisas que ressoam com você
 
Você já se deparou com uma citação ou um meme que tão perfeitamente resumiu seus sentimentos que você queria mantê-lo para sempre? Aquele casaco que faz cinco invernos que você não usa, mas mesmo assim não quer se desfazer. Quando você encontra algo que ressoa com você - é algo que expressa quem você é ou quem você quer ser - tenha um lugar para manter essas preciosidades. Não importa se é um notebook em espiral, ou um folder no Evernote, tenham um lugar para colocar essas coisas que são importantes para que você possa visita-las regularmente.
 
8) Faça algo que lembre quem você é
 
Nós brincamos sobre ter um tempo para nós, mas na verdade o que é isso? É organizar o seu tempo para fazer aquelas atividades que quando estamos fazendo podemos ser nós mesmos. Seja uma corrida ou dançando ao som das suas musicas favoritas. Isso é incrivelmente rejuvenescedor.
 
9) Diga não
 
Uma pesquisa conduzida na Universidade de São Francisco na California mostra que quanto mais difícil for para você dizer não, você está mais propício a ter estress, burnout e até mesmo depressão, tudo isso destrói o autocontrole. Dizer não é um desafio de auto-controle para muitas pessoas. "Não" é uma palavra poderosa que você não deveria ter medo de dizer. Quando é o momento de dizer não, pessoas poderosas evitam frases como "Eu não sei se consigo" ou "Eu não tenho certeza". Dizer não permite que você honre seus outros compromissos e faz com que você os cumpra com êxito. Apenas lembre-se que dizer não é um auto-controle agora que irá aumentar o seu futuro auto-controle, impedindo que você esteja sempre atolado de coisas.
 
10) Foque em metas realistas
 
Quantas pessoas começam janeiro falando "Eu vou perder 30 kg até março"? Grandes, assustadores e objetivos malucos podem ser muito inspiradores - até você perceber que não está dando certo, ao invés de inspiração, você fica muito desapontado e triste. Não estamos sugerindo que você pare de definir objetivos que desafiem e estimulem você, mas tente estipulá-los em um limite de realidade.
 
Quem você é, é resultado das suas atitudes e de como você utiliza o seu tempo. Pare de perseguir coisas que você acha que farão você feliz e perceba que a sua paz e felicidade só dependem de você.
 
Esse texto é adaptado e traduzido da publicação do Dr. Travis Bradberry, co-autor do livro Inteligência Emocional 2.0.
Leia o texto na íntegra: https://www.linkedin.com/pulse/habits-dramatically-improve-your-life-dr-travis-bradberry?trk=mp-reader-card