Sucesso na Carreira

novembro 02, 2016 | Shaíze Maldonado Roth
 Sucesso na Carreira
Hoje no mundo de mudanças, buscar a felicidade, reconhecimento e realização na carreira está cada vez mais próximo do conceito de sucesso. 
 
O índice alarmante de que apenas 39,9% das pessoas estão felizes no trabalho, segundo Etalent, choca, afinal passamos 60% do nosso dia no trabalho. O motivo da infelicidade, está diretamente relacionado à uma mudança de expectativas das pessoas nas suas relações com o trabalho. Espera-se hoje, reconhecimento, não apenas através remuneração, mas o que faz sentir pertencente, fazer parte e crescer com isso. Busca-se significado, que esteja alinhado a um propósito que faça sentido, participar de projetos interessantes e que proporcionem autonomia. Deseja-se equilíbrio, a possibilidade de viver, viver também no trabalho, mas não apenas trabalhar, viajar, explorar, vivenciar.
 
A pergunta é, as organizações estão preparadas para atender a essas expectativas?
O polêmico texto da Ruth Manus, traz uma visão de jovens que, por não encontrarem nos ambientes tradicionais uma possibilidade de ter essas expectativas atendidas, buscam novas alternativas. Fazem escolhas, resolveram mudar para fazer o que gostam e não importa o que isso seja, abrir mão do padrão, para ser verdadeiros consigo mesmos. Alguns fracassam, voltam, tentam novamente, outros encontram o sucesso, aqui entendido como alcançar o que se busca, e vão além.
 
A palavra sucesso, no dicionário, significa bom resultado; êxito, sucedimento.
No entanto, o sucesso é algo subjetivo, a forma que você entende bons resultados é diferente do outro. Cada um tem uma percepção do que é sucesso. Para  alguns pode ser empreender, para você pode ser um especialista ou almejar um cargo de gestão, para outros pode ser viajar o mundo, ou ficar onde está, não tem nada de errado por isso. O importante é conhecer o seu propósito e vivenciar para compreender o que tem sentido.
 
Dicas Importantes:
  1. Conheça-se, saiba o que é importante para você e onde você quer chegar (mesmo se ao longo do caminho você precisar fazer alguns ajustes).
  2. Expanda seus horizontes, vivencie, ou procure saber mais.
  3. Avalie onde você está agora e se você está no lugar certo, pare de culpar o chefe pela sua infelicidade. (Estudo Mônica Barroso).
  4. Você vê possibilidades de nesse momento fazer o que você gosta? O que você precisa para alcançar esse objetivo? 
  5. Estabeleça metas, prazos;
  6. Saiba qual é o seu modelo de sucesso (O que é sucesso para você? Que pessoas você admira? Que tipo de projetos elas estão envolvidas? O que elas fizeram?)
Invista em autoconhecimento, defina seu propósito, defina o seu modelo de sucesso - cuidado, as vezes, as pessoas estão ligadas as expectativas da sociedade, ao ideal, liberte-se!
 

Inscreva-se em nossa Newsletter

Ao se inscrever em nossa newsletter você receberá um material exclusivo sobre Coaching!