RH

4.0: o que é e quais mudanças ele traz à empresa?

fevereiro 17, 2020 | Shaíze Roth
RH 4.0: o que é e quais mudanças ele traz à empresa?
Você provavelmente já ouviu falar e até mesmo já foi parar no setor de RH, certo? O tradicional lugar onde vê-se atividades como contratações, pagamentos e treinamentos. Entretanto, nos últimos tempos, um novo formato chegou para transformar a vida da empresa e dos funcionários: o RH 4.0.
 
Trazido pela esteira das inovações tecnológicas, o RH 4.0 surgiu como uma nova versão dos Recursos Humanos tradicionais, porém, mais estruturado e com estratégias que prezam pelo engajamento e satisfação dos colaboradores da empresa. É a partir disso, aliado ao crescimento da tecnologia, que o RH 4.0 passou a apresentar ações e tomadas de decisões ainda mais baseadas em dados e informações analíticas. Vamos entender melhor quais as vantagens e os benefícios do RH 4.0?
 
RH 4.0 X RH Tradicional: a diferença
 
Normalmente, o papel do profissional de RH é mais conhecido pelo tradicional: elaboração das folhas de pagamento; recrutamento e seleção de pessoas; desligamento e encaminhamento de papéis para contratação/demissão; recebimento de atestados e aplicação de férias. Entretanto, as atividades desse profissional mudaram completamente nos últimos tempos.
 
Hoje, o RH pode ser considerado como o setor das pessoas, que cuida do principal ativo das empresas: seus colaboradores. Afinal, nada melhor do que ter um funcionário satisfeito e feliz para gerar maior rendimento em seu trabalho, certo? Mas, e como utilizar a tecnologia para ajudar nessas atividades?
 
Aí entra o RH 4.0, que tem como base a automação de tarefas, a minimização de burocracias e a análise rápida e eficiente de dados. O modelo permite que o RH execute seu trabalho com maior eficácia e importância, ao lado do gestor da corporação, contribuindo também para as definições estratégicas da organização.
 
Vantagens da aplicação do RH 4.0 na organização
 
É por meio do auxílio e do avanço das novas tecnologias que o RH 4.0 está sendo incorporado e adaptado dentro das empresas. Afinal, elas colaboram fortemente para a otimização do trabalho, possibilitando melhores resoluções de problemas, abrindo novas possibilidades de desenvolvimento conjunto para os colaboradores.
 
Usando isso a seu favor, o RH 4.0 promove o aumento da capacidade produtiva, auxilia na habilidade de gerir conflitos, melhora o desempenho do trabalho em equipe. Ou seja, contribui sobremaneira para a construção sólida da cultura organizacional sadia, ativa e moderna, mais participativa, inclusiva e completa.
 
Exemplos de benefícios e influências do RH 4.0
 
  • Sistemas de avaliação de resultados mais rápidas e assertivas
  • Retenção de talentos por meio de avaliações contínuas
  • Maior atração de profissionais melhores qualificados
  • Atividades de recrutamento e seleção mais eficientes e rápidas
  • Uso de dados para construções de cenários
  • Utilização de plataformas online e em tempo real
  • Gestão descentralizada
  • Benefícios flexíveis para colaboradores
 
Empresas que adotam RH 4.0
 
Dois casos de utilização do RH 4.0 são mais difundidos, da Google e da FedEx. Vamos conhecer um pouco, o que cada uma dessas organizações fez.
 
Google 
Acostumada a revoluções tecnológicas, a gigante de buscas e dados investiu forte no conceito de RH 4.0. A empresa priorizou o desenvolvimento de pessoas internamente, aplicando ferramentas e metodologias estratégicas em busca de melhor produção, estabilidade e felicidade dos seus colaboradores.
 
A Google utiliza-se de treinamentos, alternativas de bem-estar, benefícios exclusivos que permitem avaliação aprofundada do perfil de cada colaborador.
 
FedEx
Uma gigante no ramo logístico, a FedEx também apostou no conceito de RH 4.0 para estimular o engajamento dos seus funcionários, utilizando-se de resultados periódicos de pesquisas de satisfação.
 
Ford 
Um dos projetos mais inovadores da gigante montadora é o One Ford Business Model, uma série de interfaces tecnológicas utilizadas para gerenciar talentos e torná-los adaptados às mudanças globais constantes.
 
Como colocar em prática?
 
O RH 4.0 é uma forma de garantir melhorias cada vez mais eficientes nas empresas e organizações, beneficiando a todos! Mas como colocar isso em prática de verdade? A Sou pode ajudar você nessa. Conheça a nossa consultoria especializada no desenvolvimento de pessoas e lideranças para a potencialização de resultados nas instituições.
 
Desenvolver pessoas é o caminho para empoderar organizações na criação de novas soluções para o alcance de seus objetivos. Saiba mais sobre nosso trabalho!