E a sua avaliação de desempenho, como vai?

março 07, 2018 | Shaize Roth
 E a sua avaliação de desempenho, como vai?
É comum muitas pessoas comentarem comigo que ficam bastante frustradas por não receberem reconhecimento no seu ambiente de trabalho.
Reconhecimento vai além daquela avaliação de desempenho que acontece uma vez por ano. Reconhecimento é compreender como estamos desempenhando, como estão nossas entregas, recebermos retorno sobre nossas contribuições e conquistas. Muitas empresas não tem o hábito de proporcionar isso aos colaboradores, outras encaram a avaliação de desempenho como mera formalidade. Isso gera uma série de dúvidas, incertezas e inseguranças. O ponto aqui é, por que precisamos da avaliação de desempenho de terceiros? E a nossa própria avaliação, como vai?
Estamos no automático, e temos o hábito de validar apenas as avaliações que recebemos dos outros.
No entanto, recentemente trabalhei com alguns coachees o seguinte exercício e se fizéssemos a sua autoavaliação de desempenho? Os resultados foram bastante positivos e resolvi compartilhar algumas perguntas básicas que podem ajudar você a perceber sua evolução e definir alguns objetivos para os próximos meses.
  1. Avalie seu último ano - Liste suas principais conquistas, quais foram seus principais desafios? O que você aprendeu? Como você avalia seus relacionamentos, comportamentos e ações no ambiente de trabalho? Quão bem você está se saindo nas suas atividades?
  2. Clarifique seus desafios - O que precisa ser desenvolvido? O que potencializaria ainda mais seus resultados e melhoraria suas entregas? De que ferramentas, recursos ou apoio você precisa para melhorar.
  3. Defina um prazo - Quando vocÊ gostaria de avaliar novamente o seu desempenho. (Minha sugestão é no máximo 6 meses)
  4. Defina suas metas de aprendizado - Sobre o que você gostaria de aprender nesses próximos meses? Que oportunidades podem gerar esses aprendizados?
  5. Defina os desafios e metas de desenvolvimento - Seja específico, o que você quer desenvolver? em quanto tempo? o que faria você sentir que alcançou essa meta - que comportamentos são diferentes? Que projetos diferentes poderiam proporcionar isso? Tem alguém que é referência? Entre em contato com essa pessoa.
Não podemos deixar de observar como estamos realizando nossas entregas e quão efetivas elas estão.. E não é uma questão só de desempenho, precisamos sentir que estamos evoluindo, essa é uma forma de você começar. A mudança começa com a gente!
Shaíze Maldonado Roth - Psicóloga e Coach
shaize@soucoachingeconsultoria.com

Originalmente Publicado em: https://www.linkedin.com/pulse/e-sua-avalia%C3%A7%C3%A3o-de-desempenho-como-vai-sha%C3%ADze-maldonado-roth/

Inscreva-se em nossa Newsletter

Ao se inscrever em nossa newsletter você receberá um material exclusivo sobre Coaching!